Por Que Fazer Uma Residência Médica?

· 3 min read
Por Que Fazer Uma Residência Médica?

Esperamos que você possa escolher sabiamente e contar com a nossa ajuda para estar pronto para a prova. A prova de Residência Médica do SUS-SP é a maior do Brasil e, com certeza, a que conta com mais vagas. No entanto, isso não significa menos concorrência, tanto é que, no mesmo ano, foi registrada uma relação de 19 candidatos por vaga. Em nosso blog, estão disponíveis conteúdos detalhados sobre o exame, questões comentadas de áreas específicas e guia estatístico das provas dos últimos cinco anos.

  • Para que você consiga a sua aprovação, nós criamos um programa com uma metodologia exclusiva para ajudá-lo.
  • São 40 aulas direcionadas para a prova do SUS-SP e um simulado específico com as nossas apostas para esse ano.
  • “Estamos com uma equipe empenhada para o credenciamento com o Ministério da Educação e adiantando estudos que futuramente fortalecerão as atividades que serão desempenhadas pelos alunos.
  • O especialista deve ter um perfil compreensivo, que gere confiança ao paciente e gostar de manipulação de substâncias.


Dessa forma, os médicos que participam de residência médica têm direito a descanso de 6 horas após plantão noturno de 12 horas. O profissional ainda conta com pelo menos um dia de folga semanal e um mês de folga após completar um ano de atuação profissional.  cirurgiao cardiaco e cardiologista  prova é parecida com o sistema que funciona no Enem aqui no Brasil.

Hospital São Lucas


Desse modo, por causa da concentração de médicos na região Sul e Sudeste, aqueles que trabalham no interior possuem um salário maior. Então, os clínicos podem trabalhar para o Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e nos quartéis da Polícia Militar. A busca pela medicina preventiva  que ocorreu nas últimas décadas, contribuiu para a valorização do médico internista. O mercado de trabalho é bem concorrido, já que é a área com o maior número de especialistas. Assim como também pelas unidades básicas de saúde, de terapia intensiva e semi-intensiva e pelo pronto-socorro.

Top 10 Instituições De Residência Médica Mais Requisitadas



Sendo assim, você faz a prova e as pessoas que tirarem a maior nota poderão escolher as especialidades médicas mais concorridas. A Coreme, Comissão de Residência Médica Santa Casa de Ribeirão Preto, apresenta alguns motivos para você investir na sua residência médica em Ribeirão Preto. Então, se sua dúvida é sobre por que fazer Residência Médica, saiba que já lhe confere o título de especialista, de acordo com o CFM para a maioria das especialidades. Algumas sociedades exigem que seja prestada, também, a prova  do título de especialista, mas a tendência atual é que a residência passe a ser obrigatória e suficiente para todas as especialidades.



Em suma, a pediatria é uma especialidade voltada à atenção à saúde da criança e do adolescente. Ela atua em suas diferentes demandas, sejam elas preventivas ou curativas. Como resultado, tanto o Título de Especialista, quanto a Residência, dão direito ao médico de registrar-se como especialista no CRM. Os certificados têm naturezas diferentes, e o profissional pode ter apenas um deles ou ambos. Nessas situações, a entidade deve ser filiada à Associação Médica Brasileira , bem como o edital do concurso para Título de Especialista deve seguir as normas e ser aprovado pela AMB. Por meio dos Conselhos Regionais , a entidade reconhece os médicos como especialistas ao conceder o Certificado de Registro de Qualificação de Especialista.